quinta-feira, 15 de maio de 2014

Publicidade online: Devo fazer campanhas PPC ou PPV?

Primeiro vamos explicar a diferença entre esses dois tipos de campanha. Resumidamente, campanhas PPC (Pay-per-click) são campanhas onde o anunciante paga por cliques no anúncio, não importando a quantidade de vezes que ele é exibido. Já campanhas do tipo PPV (Pay-per-view) são campanhas onde o anunciante paga por exibições do seu anúncio, sem importar quantos cliques o anúncio receba.


Muitos anunciantes ficam indecisos sobre qual modelo é mais adequado para seu negócio. Há vários fatores a serem considerados, mas existem algumas dicas que podem facilitar essa decisão.

Primeira dica: Qual o tamanho do seu público-alvo?
Se seu público-alvo é muito abrangente, isso é favorável para campanhas do tipo PPV. Por exemplo, se sua empresa é uma indústria de água mineral, significa que seu público-alvo é muito grande (afinal, teoricamente todo mundo bebe água). Isso significa que um volume muito grande de pessoas expostas aos seus anúncios são potenciais consumidores de seu produto. Se, por outro lado, sua empresa fabrica turbina de avião, a situação muda. Note que, nesse caso, seu público-alvo é muito pequeno. Raramente uma pessoa exposta ao seu anúncio será um consumidor potencial. Nesses casos, normalmente campanhas do tipo PPC são mais indicadas.

Segunda dica: O objetivo de sua campanha se cumpre quando o o anúncio é lido, ou você depende de acessos ao link de destino?
Em alguns tipos de campanha, o objetivo é entrar na cabeça do público-alvo. Receber um clique, nesses casos, pode ser secundário. Em ações de branding (fortalecimento de marca), campanhas do tipo PPV podem ser mais indicadas, pois a leitura do anúncio normalmente já satisfaz o objetivo desse tipo de anúncio. Por exemplo: "Beba guaraná Gasito, o seu refrigerante", ou então: "Visite o Shopping ABC - o melhor da cidade". Note que nesses dois exemplos, a mensagem principal já é passada no próprio texto do anúncio. O clique não trará benefícios ao resultado da campanha.

Se seu anúncio, porém, tem o objetivo de obter contatos qualificados para trabalho de conversão posterior, ou visa guiar seu público-alvo até uma venda direta, normalmente campanhas PPC são mais indicadas. Isso porque, para o sucesso de sua campanha, é necessário que haja o clique no anúncio, que fará com que a primeira etapa do processo seja cumprida, restando a partir daí uma conversão, que pode ser medida a partir da obtenção dos dados de contato do seu cliente potencial, ou uma venda concluída.

Essas são as principais dicas para ajudar você a decidir se campanhas com pagamento por clique ou por exposições de anúncio são mais adequadas para o seu tipo de negócio. Independentemente das orientações explanadas nesse artigo, muitas vezes é recomendável que você experimente ambas, pois no final das contas, o que importa são os resultados obtidos, ou seja, o que você quer de fato é:

Atingir os objetivos de sua campanha publicitária,
sempre gastando o mínimo possível




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